Pesquisar

domingo, 22 de janeiro de 2012

Jazz

Nas viagens dos navios negreiros da África para os Estados Unidos, os negros que não morriam de doenças eram obrigados a dançar para manterem a saúde. As danças tradicionais dos senhores brancos eram as polcas, as valsas e as quadrilhas, e os negros imitavam-nos com o intuito de os ridicularizar, mas dançavam de acordo com a visão que tinham da cultura europeia, e misturando um pouco com as danças que conheciam. Dessa forma, surgiu a dança que era uma mistura da imitação dos ritmos europeus com os costumes naturais dos negros.
Em 1740, os tambores foram proibidos no sul dos Estados Unidos para evitar insurreições dos negros. Assim, para executar as suas danças, eles foram obrigados a improvisar com outras formas de som, como palmas, sapateado, e o banjo.
No início do século XX, as danças afro-americanas começaram a entrar para os salões, e a sofrer novas influências: do can-can e do charleston, principalmente. Logo, essa dança que se pode até chamar de “mista”, tomou conta dos palcos e da broadway, transformando-se na conhecida comédia musical. A comédia musical, por sua vez, não é nada mais que o segundo nome dado à dança mais conhecida como jazz.
  
   Louis Armstrong era então a grande figura, tocando em grupos como os "Hot Five" ou "Hot Seven". O estilo dos grupos desta época é referenciado como New Orleans jazz ou Dixieland, sendo uma música caracterizada por uma improvisação coletiva, todos os músicos improvisam dentro da estrutura harmônica da música.
    A Louis, cantor, foi creditada  a invenção do scat, técnica muito utilizada no canto de jazz,  que consiste no cantarolar sílabas soltas tornando a voz num instrumento musical solista, possibilitando ao executante, improvisar com a voz, tal como outros faziam nos instrumentos de percussão, sopro,... e cordas, que não é mais do que se passa com a voz.
Ouçam um pouco do talento incrível do Louis Armstrong:

No link abaixo vocês podem ler mais sobre a história do jazz, saber datas de shows de bandas que tocam o jazz aqui no brasil, pode também conhecer mais sobre os diversos estilos de jazz, futuramente resumirei cada estilo e postarei aqui no blog.



Nenhum comentário:

Postar um comentário